
Para quem gosta de apreciar um bom café, nada melhor do que poder sentir seu aroma e sabor marcante e inconfundível, que combina com qualquer momento. O café em grãos tem sido cada vez mais procurado por amantes da bebida, por preservar suas características predominantes.
Diferente do café comprado em pó, o café em grãos costuma ser mais forte e encorpado pois demora mais para oxidar. A forma como o café é conservado é um dos fatores mais importantes na preservação das características do grão, pois interfere diretamente em seu frescor, e diz respeito a durabilidade do produto.
Separamos algumas dicas simples para armazenar o café em grãos e em pó corretamente, mantendo suas qualidades:
– Evite o contato do produto com o oxigênio: as embalagens de café são feitas para conservar as propriedades, desde que bem fechadas. Escolha um recipiente que seja fechado com tampa hermética, para que não seja possível a entrada de ar.
– Evite a exposição a luz: a luz, mesmo que artificial é uma das causas de oxidação do grão. O ideal é manter o recipiente do café em local escuro.
– Mantenha o produto longe do calor: o ideal é fazer a armazenagem longe de fontes de calor, como fogões, micro-ondas e etc. Coloque o recipiente em local fresco.
– O café é sensível a umidade: não guarde a embalagem ou recipiente em geladeiras ou freezers, pois a umidade oxida o grão, fazendo com que seu aroma diminua.