
O assunto é polêmico e divide opiniões. Quem aí nunca ouviu que um bom tomador de café não adoça a bebida? Então só os especialistas tomam café sem açúcar? Eu já ouvi muitas vezes, mas será que é realmente um “crime” colocar açúcar no café?
O bom café quando bem feito possui entre tantas outras características e complexidades de sabor uma doçura natural, sutil, mas perceptível e zero ou quase zero amargor. Os cafés tradicionais em geral são amargos e cheio de outros defeitos. O principal motivo é que normalmente o grão é bastante torrado para mascarar o que é ruim no café e o resultado é aquele amargor que conhecemos.
Quando se fala em bons cafés, aqueles feito com um certo cuidado e controle desde o momento da produção, colheita, torra e preparo da bebida o cenário muda completamente. É o caso do nosso café que disponibilizamos para nossos clientes.
O doce extra esconde muitas outras características que eu adoro perceber, a minha exigência na xícara e curiosidade para aprender mais sobre cafés me permite não adoçar mais.
Quando se procura conhecer melhor as qualidades do café, o fato de não adoçar se torna um hábito e não precisar ser um super expert para eliminar o açúcar, basta querer perceber as possibilidades surpreendentes que a xícara “à natura” pode oferecer.
Mas isso quem vai dizer é você mesmo. O café é particular e muito democrático, deve te agradar. Se vale um conselho nessa hora aqui vai o meu:
Ao tomar um café especial ou de qualidade, se você estiver acostumado a adoçar o café tradicional, antes de colocar o açúcar. Experimente! O segredo está aí, após experimentar ainda acreditar que precisa adoçar, adoce!
Sem dúvida não usará a mesma quantidade de açúcar que no café tradicional, sem dúvida!