
O café é uma das bebidas mais populares do mundo e seu composto químico mais famoso, a cafeína, é a substância psicoativa mais consumida por todos do planeta. A cafeína que ingerimos é metabolizada pelo fígado, liberando outras substâncias como paraxantina, teobromina (também encontrada no chocolate) e teofilina.
1. Café emagrece?
Mito! Na verdade, o café possui sim um efeito termogênico associado à cafeína, ou seja, o aumento do gasto calórico após a ingestão da substância. Porém, este aumento do gasto calórico é muito pequeno para induzir um emagrecimento consistente e como a termogênese está associada principalmente à cafeína, para que haja um aumento significativo do gasto calórico e que realmente vá auxiliar no emagrecimento, o consumo de cafeína deveria ser muito maior do que os níveis considerados seguros.
2. Café aumenta a concentração?
Verdade! Não só a concentração, como também os níveis de atenção, alerta e diminuição da percepção de dor. Isso ocorre principalmente pela ação da cafeína sobre nosso sistema nervoso central. No nosso cérebro, temos receptores de adenosina, que é um neurotransmissor calmante, ou seja, exerce efeito “relaxante” no nosso cérebro, aumentando a sonolência por exemplo. A cafeína se liga nesses receptores da adenosina, impedindo que a adenosina atue sobre o sistema nervoso central e aí os nossos níveis de alerta sobem.
4. Café aumenta a performance esportiva?
Verdade! Principalmente pela ação da cafeína no sistema nervoso central. Após a ingestão de cafeína, os praticantes de atividade física e até mesmo atletas de alta performance têm seu estado de alerta e concentração aumentados, fazendo com que desempenhem as tarefas/exercícios de forma mais satisfatória. Além da melhora no estado de alerta, a cafeína reduz a percepção de dor, fazendo com que os atletas consigam desempenhar o exercício por mais tempo ou com mais carga por sentirem menos dores.
5. Café previne doenças?
Verdade! Além da cafeína, o café possui substâncias antioxidantes. Damos destaque para o ácido clorogênico, que tem um alto poder antioxidante e portanto protetor das células contra os radicais livres. Estudos já mostraram que o consumo habitual de café está relacionado a efeitos protetores contra o desenvolvimento de doenças crônicas e neurodegenerativas como o diabetes mellitus tipo 2, Alzheimer e Parkinson.
6. Crianças não podem tomar café?
Mito! Existe muita confusão em relação a este tema. Assim como qualquer outra substância, devemos tomar cuidado com as quantidades. As crianças obviamente possuem um peso corporal menor. Então se consumirem grandes quantidades de café, a quantidade de cafeína por kg de peso corporal vai ser muito maior quando comparado aos adultos, fazendo com que seus efeitos sobre o organismo sejam exacerbados.
7. Tomar café depois do almoço faz mal?
Verdade! A cafeína possui interação com diversos nutrientes, como o cálcio, a vitamina C e o ferro. Ao tomarmos café logo após o almoço, a absorção destes nutrientes pode ser prejudicada. A recomendação é esperar um pouco (30 minutos a 1 hora) antes de tomarmos o cafezinho após o almoço.