
A bebida milenar mais consumida no mundo (depois da água) com certeza tem participação especial em histórias curiosas e interessantes. Afinal, o consumo de café já é uma tradição antiga ao redor do mundo.
Por isso, não é difícil encontrar celebridades e personalidades apaixonadas por café, que não abrem mão do sabor de uma xícara fresquinha ao acordar ou durante o dia. Mas, existem pessoas que levam esse hábito a outro nível, até mesmo creditando ao café propriedades especiais e benefícios quase inacreditáveis.
Além do sabor incomparável, a bebida é conhecida por aumentar o foco e a concentração, melhorar o rendimento, dar mais disposição e ajudar em diversas funções cognitivas. Não será surpresa descobrir, então, que o café era a bebida preferida de inúmeros artistas, músicos, escritores, inventores e até filósofos.
Quer conhecer algumas histórias curiosas de personalidades apaixonadas por café? Confira!
1. Bach
Se por volta de 1700 o café já era uma tendência na Europa, o alemão Johann Sebastian Bach com certeza era um dos mais entusiastas!
A ópera cômica Cantata do Café (Kaffee Kantate), composta por ele, homenageava a bebida, que possuía um sabor “delicioso como milhares de beijos, mais doce que um moscatel”.
2. Beethoven
O que dizer do excêntrico compositor Ludwig Van Beethoven, que usava exatamente 60 grãos de café para cada xícara?
Com uma paixão pela bebida que beirava a obsessão, ele é uma das personalidades apaixonadas por café mais conhecidas ao longo da história.
3. Voltaire
O escritor e filósofo francês François Marie Arouet, conhecido como Voltaire, faz parte do grupo de personalidades apaixonadas por café. Reza a lenda que ele chegou a tomar quase 50 xícaras em um único dia.
Contrariando as ordens de seu médico, que afirmava que seu vício por café o mataria, ele consumia diariamente uma mistura de café com chocolate — seria um precursor do mocaccino?